O Babalorixá

O BABALORIXÁ


Babalorixá Moacyr de Xangô

Iniciado no Candomblé em agosto de 1986. Líder religioso da nossa comunidade, atua como forte liderança comunitária da cidade.

Atualmente é presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Campinas para o biênio 2021/2022, tendo sido presidente anteriormente  nos anos de 2005, 2008/2009 e 2012/2013.

Em 2004, como reconhecimento a sua trajetória religiosa, social e política recebeu a Medalha de Mérito Força da Raça, promovida por uma das principais entidades do movimento negro de Campinas: o Grupo Força da Raça. Em 2006, promovido pela Câmara Municipal de Campinas Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares.  Participou da Comissão Municipal de Direitos Humanos da Cidade de Campinas e foi um dos colaboradores da construção do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial do município de Campinas.

                  Atualmente faz parte do Conselho de Cultura de Paz e do Comitê Técnico da Saúde da População Negra do Município de Campinas). Em 2021, sob sua gestão, foi produzida a  Cartilha Antirracista “Vidas Negras Importam”, promovida pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Campinas.

Comments are closed.